Educação
UFPel retorna às aulas com três mil calouros
Com atividades de acolhida e reencontros entre antigos estudantes, semestre letivo irá até julho
Jô Folha -
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) iniciou nesta segunda-feira (11) o ano letivo de 2019. Marcado também por ser o ano do cinquentenário da instituição, o primeiro dia foi de atividades de recepção aos calouros que iniciam a vida acadêmica e de reencontro para quem retorna às aulas. As ações de acolhida aos cerca de três mil novatos ficaram por conta de cada direção de curso. Eles estão entre os 17 mil alunos de graduação que retornaram às aulas, além dos 2,5 mil alunos de pós-graduação.
A grande novidade institucional para este primeiro semestre foi a inauguração do Restaurante Universitário (RU) no Campus Anglo. Com potencial para servir 1,6 mil refeições no almoço e mil no jantar, passou por testes na semana passada e agora, finalmente, já recebeu os alunos. "Era um anseio da comunidade como um todo", afirma o vice-reitor, Luís Amaral Centeno. Para ele, no primeiro dia o espaço já começou a atuar como um local de integração entre alunos, que fará parte da rotina dos estudantes em um processo de aproximação. Os restaurantes do Campus Capão do Leão e da rua Santa Cruz seguem funcionando normalmente, e o refeitório da antiga Casa do Estudante Universitário (CEU), na rua General Telles, atenderá os moradores da atual CEU provisoriamente enquanto não fica pronto o refeitório do novo local.
A exemplo de 2018, a previsão deste ano é concluir todo o processo acadêmico sem extrapolar datas. O calendário acadêmico iniciado agora prevê encerramento do semestre 2019/1 em 20 de julho, já considerando o período de exames. Já 2019/2 inicia-se em 12 de agosto, com o período de recesso começando em 23 de dezembro.
Conhecendo a UFPel e reencontrando amigos
Como cada centro organiza a recepção dos novatos, são diversas as atividades na chegada dos calouros. A técnica-administrativa Priscila Teixeira da Silva coordenou a Semana Integrada de Acolhida da Faculdade de Administração e Turismo, recebendo cerca de 235 alunos de quatro cursos. "Vem bastante gente de fora. Temos alunos das mais diversas regiões do país", relata. Dentre as principais dúvidas deles, estão o funcionamento dos prédios e transporte da universidade. Com palestras, amostras e ações para inseri-los, a semana inteira contará com atividades de integração.
A estudante Manoela Costa, 19, é natural de Pelotas, mas viveu a vida toda em Campo Bom. Agora, retorna à terra natal para cursar licenciatura em Letras - Português/Inglês. A animação dela na recepção promovida pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC) somou-se à curiosidade do que espera no futuro. O curso era uma das opções e a escolha pela UFPel foi natural. "Eu sempre quis uma federal, e achei bem legal a estrutura", garante. Embora o contato com colegas e veteranos já tenha se iniciado por grupos on-line, esta segunda foi o primeiro dia de contato direto entre eles.
Além de preparar a recepção aos seus bixos, as agora veteranas do curso de Administração, Amanda Schiavon e Gabrielly Kams disseram que o retorno às aulas é positivo para reencontrar as amizades firmadas ao longo do curso. "Eu estava com saudade. A gente se acostuma, passa o semestre juntos", explica Amanda. A integração com os calouros virá com trote solidário, o opcional trote sujo e ações de acolhida.
É necessário, também, que os estudantes realizem a confecção dos cartões de identificação da UFPel para utilizar serviços como transporte integrado, RUs e bibliotecas. Eles podem ser feitos em qualquer biblioteca da Universidade e são retirados nos colegiados de curso.
Transporte
O site da UFPel traz os horários, itinerários e paradas dos ônibus de apoio.
Benefícios
O vice-reitor explica que, conforme fazem a matrícula, os alunos já são identificados conforme suas necessidades sociais ou carências, como vulnerabilidade social, necessidade de alojamentos ou de benefícios. No entanto, os Programas de Assistência Estudantil estão com inscrições abertas até as 14h do dia 29 deste mês. Os editais podem ser encontrados no site da universidade.
Cinquentenário
Segundo o vice-reitor, algumas ações de comemoração ao aniversário da Universidade já estão sendo preparadas. A partir do dia 22 de abril elas se iniciam, com o lançamento de um selo comemorativo. Depois, uma série de atividades ganharão destaque, entre elas a distinção de docentes que fizeram parte da história da instituição.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário